Ser dono do próprio negócio é o sonho de muita gente, principalmente os brasileiros, que vêem a crise como um impulsionador para se arriscar e empreender. Tem sido recorrente a procura de informações sobre o assunto.

O que deve estar muito claro é que, apenas a vontade de se tornar um empresário não é o suficiente para garantir o sucesso. O que vai colaborar com isso é o planejamento, que vai evitar que o futuro empresário cometa erros no caminho. Muitas empresas fecham as portas precocemente por não planejar suas ações.

A grande maioria não sabe muito bem como iniciar esse planejamento e assim evitar a falência precoce. O primeiro passo é criar um Plano de Negócios que vai servir como bússola para nortear o caminho a ser seguido.
O Plano de Negócios, nada mais é, que um documento com as informações necessárias para iniciar a abertura de uma empresa. Em posse dele, o empreendedor terá uma melhor visão de mercado e mais informação sobre o setor escolhido.

Comece definindo quais tipos de serviços e/ou produtos serão oferecidos e faça uma ampla pesquisa sobre os mesmos. Em seguida, deve definir qual o público-alvo e quanto tempo será necessário para obter de volta o dinheiro investido.

Opte por qual enquadramento tributário vai se inscrever e o capital social para inicio do negócio. Neste capital é interessante acrescentar um investimento para o marketing que será de total importância, principalmente nos primeiros meses.

Faça uma análise financeira de qualidade, nela deve ser computado todos os gastos e investimentos fixos e variáveis, além de estimar capital de giro e faturamento mensal da empresa. Nestes investimentos devem estar inclusos os custos de materiais e matérias-primas.

É recomendável que o empreendedor faça simulações de valores com relação as vendas, que devem ser pessimistas e otimistas. É uma maneira de tentar se precaver no caso de uma situação desfavorável.

Mesmo após a abertura da empresa, o empreendedor deve sempre manter o planejamento durante sua gestão. O ideal é que, periodicamente, revise o Plano de Negócios para ter uma visão de como anda a saúde financeira do negócio. Essa é uma maneira de evitar transtornos e garantir uma administração sem sustos.

Fale Conosco

Ligue para nós