O processo de fidelização dos clientes é fruto de um pós-venda muito bem trabalhado

Em tempos atuais, manter o fluxo de caixa da sua empresa está bem difícil. E se está tudo difícil, cabe a empresa, então, apostar nos clientes fieis da sua cartela. Fidelização é a palavra de ordem para que você nade contra essa maré que não está pra peixe.

Mesmo entendendo que em tempos de recessão o poderio de compra dos clientes, embora fieis, diminui abruptamente, cabe a sua empresa aumentar o poderio de barganha e usar a fidelização ao seu favor.

Fidelizar clientes pode ser a garantia da manutenção do ticket médio da sua empresa, mesmo em tempos de crise.

Na dúvida, recorra aos números

É na fidelização que clientes satisfeitos promoverão a sua empresa, indicando e, até mesmo, sendo novos consumidores de outros produtos ou serviços. Ter em seu portfólio clientes deste aporte, significa que a sua empresa está em 80% no caminho certo no que tange a excelência no atendimento.

Apenas 5% de retenção de clientes gera na casa de 25 a 75% de lucro, segundo pesquisas realizadas por Fred Reichheld, medindo o índice de lealdade do cliente através da Net Promoter Score.

O que fazer para fidelizar o seu cliente, então?

A palavra de guerra para a fidelização é pós-venda. A grande diferença da pós-venda para a venda normal, é justamente o fator fidelização. Uma boa gestão pós-venda poderá construir um elo de relacionamento do cliente com a empresa por empatia, gerando vendas futuras de outros produtos ou serviços determinados.

O ciclo de vendas de uma empresa é infinito e não acaba com o fechamento do negócio. Ter o cliente por perto, sendo um case de sucesso e um indicador da satisfação do serviço promovido pela sua empresa, é fundamental para angariar novos clientes ou explorar justamente a sua satisfação para fideliza-lo em novos produtos ou serviços prestados.

Como num namoro, o pós-venda é a fase onde o namorado precisa demonstrar os seus melhores atributos para que a namorada se certifique que fez a escolha certa. Antes disso, o relacionamento de vocês ainda eram na base da paquera. O fechamento da venda formalizou o relacionamento, mas qualquer vacilo pode romper esse elo e a sua empresa precisa tomar cuidado para evitar essa possível separação.

É por isso que a equipe de gestão pós-venda da empresa é tão importante e precisa possuir um bom espaço na empresa.

Fidelização na aproximação

Estar sempre próximo ao seu cliente é um grande passo para a fidelização do próprio. Dê ao cliente a sensação de segurança e a relação de que ele tenha feito a escolha certa. Ao adquirir o seu produto ou serviço, o seu cliente assim o fez por entender que a sua empresa tinha a solução para algum desejo ou necessidade dele, o que é uma grande responsabilidade.

Se possível, capacite uma equipe exclusivamente para esse relacionamento pós-venda com o cliente, justamente para que ele se sinta tratado de forma especial e as suas dúvidas, questionamentos e feedbacks sejam colocados em prática, principalmente em tipos de serviço que tendem a atuar de forma personificada.

Conclusão

Cliente satisfeito significa imagem positiva para a empresa e essa satisfação garante retorno, boas indicações e garantia de compra em momentos não positivos do mercado.

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