Os Segredos Que Os Investidores Não Contam

Quando você se depara com qualquer investidor bem-sucedido no Brasil ou no exterior, sua tendência natural é ir até eles e pedir alguns conselhos sábios. Embora Selfies com investidores estrela pareçam bastante atraentes para compartilhar no Facebook ou Instagram, há uma verdade maior que você precisa entender.

Para aqueles que gostam de receber autógrafos de gerentes de fundos, pergunte quantas dicas úteis e acionáveis eles já receberam? Portanto, vamos entender os segredos de investimento do mercado de ações que a maioria dos investidores bem-sucedidos não lhe dirá.

Os ricos pensam em dinheiro de forma um pouco diferente. Veja como você pode capitalizar o que eles sabem. Às vezes, as pessoas ricas parecem habitar outro mundo, além das preocupações financeiras da classe média trabalhadora.

Muitos especulam que há um segredo para se juntar às fileiras da elite, muitas vezes envolvendo uma herança de um parente rico ou uma ideia multibilionária. Mas a verdade é que geralmente se resume a impulsionar e um planejamento financeiro inteligente.

Aqui estão quatro dos “segredos” que podem ajudar qualquer trabalhador a aumentar seu patrimônio líquido.

1. SEU DINHEIRO DEVE FUNCIONAR PARA VOCÊ, NÃO O CONTRÁRIO – DIZEM OS INVESTIDORES

A sabedoria convencional diz que você deve conseguir um emprego e trabalhar duro para construir riqueza. Há verdade nisso, mas se o seu único meio de renda envolve trocar tempo por dinheiro, então seu potencial de renda é limitado pelo número de horas em uma semana de trabalho.

Os investidores sabem que ganhar dinheiro nem sempre requer trabalho duro, e aproveitam todas as oportunidades para gerar novas fontes de renda passiva.

A renda passiva pode vir de várias fontes, incluindo propriedades de aluguel, royalties sobre obras criativas ou investimentos. Você não precisa de muito dinheiro para começar a investir, mas é importante manter seu portfólio diversificado para que você não se exponha a muito risco.

Não tente cronometrar o mercado vendendo quando acha que está no auge ou comprando quando acha que está no fundo do poço. Essa abordagem é quase garantida para perder seu dinheiro. É melhor você comprar investimentos de qualidade e mantê-los a longo prazo.

É importante entender os custos associados a todos os seus fluxos de renda passiva. Por exemplo, se você administra várias propriedades de aluguel, pode haver custos de manutenção que consomem seu lucro.

Da mesma forma, quando você investe, pode haver custos associados aos seus produtos de investimento, como taxas para cada negociação ou índices de despesas em fundos mútuos.

Tente mantê-los baixos para ajudar a maximizar seus lucros. Os fundos de índice são uma ótima opção para investidores que querem uma maneira barata de diversificar seu portfólio e obter retornos substanciais.

2. INVISTA SEUS GANHOS

A maioria das pessoas acha que os ricos vivem estilos de vida luxuosos e, embora alguns deles o façam, muitos dos ricos chegaram onde estão vivendo frugalmente e investindo uma grande parte de seus ganhos.

Pode ser difícil evitar a tentação de gastar além dos seus meios, mas é crucial que você resista. Caso contrário, você pode se encontrar endividado, o que dificultará ainda mais sua capacidade de economizar para o futuro.

Defina um orçamento para si mesmo, se ainda não o fez, e se esforce para reservar pelo menos 20% de sua renda para poupança sempre que possível.

Quando você receber um aumento, aumente seu valor de poupança mensal antes de fazer qualquer outra coisa. E se você já está endividado, tome medidas para pagar suas contas.

Um cartão de transferência de saldo é uma boa opção para lidar com a dívida do cartão de crédito. Você também pode tentar um empréstimo pessoal.

3. O TEMPO É A MOEDA MAIS VALIOSA

Quando se trata de investir, seu ativo mais valioso é o tempo. O dinheiro que você contribui mais cedo em sua vida é mais valioso do que o dinheiro que você contribui mais tarde, graças aos juros compostos.

No começo, você só ganhará juros sobre suas contribuições iniciais, mas com o tempo, você também começará a ganhar juros sobre seus juros, ajudando seu saldo a crescer muito mais rápido.

Mesmo que você não possa se dar ao luxo de investir muito dinheiro hoje, suas pequenas contribuições ainda podem crescer em uma grande quantia ao longo do tempo, então é melhor começar agora do que esperar até mais tarde.

Automatize seus investimentos sempre que possível, para que você não precise se preocupar em se lembrar de reservar o dinheiro por conta própria todos os meses.

4. OS INVESTIDORES DIZEM PARA NÃO FAZER NADA SOZINHO

As pessoas ricas nem sempre sabem mais sobre finanças ou investimentos, mas entendem o valor do aconselhamento de um profissional.

Embora algumas pessoas possam recusar o custo de contratar um consultor financeiro para gerenciar seu dinheiro, os ricos entendem que, com a ajuda de um consultor, seu dinheiro poderia crescer mais rápido do que se o estivessem gerenciando por conta própria.

Um consultor financeiro pode sugerir investimentos e estratégias que você não considerou para atingir seus objetivos financeiros mais rapidamente. No entanto, é crucial que você escolha um consultor pago.

A riqueza raramente vem da noite para o dia, mas sendo responsável com seu dinheiro, buscando novas e maiores fontes de renda e pedindo ajuda quando precisar, você pode aumentar constantemente seu patrimônio líquido ao longo do tempo.

Compartilhe:

Veja também...